Em vésperas de provas do Concurso Nacional Unificado, Esther Dweck concedeu entrevista animadora ao "Bom Dia, Ministra" do Canal Gov da EBC.
Durante o programa a ministra da Gestão e Inovação deu amostras de que o Governo Federal tem cronograma e planejamento previstos para realização de próxima edição do CNU em 2025.
A confirmação dependerá do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. Dweck antecipou a possibilidade de 7 mil vagas serem disponibilizadas para o próximo ano.
O PLOA de 2025 deve ser apreciada muito em breve pelo Congresso Nacional, uma vez que o Executivo está comprometido em entregar o projeto até o final de agosto para análise do Legislativo.
Governo demonstra satisfação com modelo CNU
Na entrevista concedida ao "Bom Dia, Ministra", Esther Dweck voltou a afirmar que o Governo Federal está contente com a implementação de um processo seletivo unificado para servidores na esfera federal.
"Todas nossas análises são bastante positivas e temos também coisas que podemos melhorar em um novo edital de prova, aprendemos muito com esse primeiro e temos muita vontade em realizar um novo”, declarou Dweck.
Durante a entrevista, além da avaliação, a ministra deu indícios de que poderá ficar programado um calendário fixo para edições futuras do CNU, ficando estabelecido agosto como melhor mês para a realização das provas.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
QUERO SER APROVADO EM CONCURSO
Novas vagas a nível federal poderão utilizar reserva de aprovados do CNU
Outra notícia animadora em relação a vagas futuras no funcionalismo federal é de que órgãos poderão utilizar cadastro de reserva de aprovados no CNU.
Vale lembrar que, independente da PLOA de 2025, as vagas de concursos futuros autorizados até o momento podem somar 5,7 mil oportunidades.
Diversos órgãos federais solicitaram provimento de vagas durante o encerramento do primeiro semestre deste ano e alguns já receberam autorização.
É o caso de órgãos ambientais ligados ao MMA, por exemplo, Ibama e ICMBio. A PF e a PRF solicitaram junto ao MJSP vagas para o próximo período.
Dependerá agora dos próximos movimentos da administração pública para sabermos se novos órgãos vão aderir a uma edição futura do CNU.
Provas ocorrem dia 18 de agosto: Confira quais serão os horários de aplicação
A etapa avaliativa do CNU ocorrerá em dois turnos, matutino e vespertino. A recomendação é sempre se organizar para chegar com antecedência no local de prova, mantendo atenção aos horários de abertura e fechamento dos portões.
Vale lembrar que dos blocos 1 a 7 as provas objetivas são divididas entre conhecimentos gerais e específicos, enquanto que no bloco 8 todos os candidatos fazem prova com mesmo conteúdo programático.
Turno matutino
Pela manhã, candidatos farão a prova discursiva e a primeira prova objetiva, com 20 questões. O bloco 8, de nível médio, terá uma redação, enquanto os demais blocos devem resolver uma questão dissertativa acerca de conhecimentos específicos.
Horários
- Abertura dos portões – 7h30;
- Fechamento dos portões – 8h30;
- Início da aplicação – 9h;
- Tempo de duração – 2h30.
Turno vespertino
Ao retornarem à tarde, candidatos farão a segunda prova objetiva. O bloco 8 fará mais 40 questões, enquanto os demais blocos farão 50 questões de conhecimentos específicos.
Horários
- Abertura dos portões – 13h;
- Fechamento dos portões – 14h;
- Início da aplicação – 14h30;
- Tempo de duração – 3h30.
Qual o cronograma atual do CNU?
Todas as datas do Concurso Nacional Unificado foram alteradas com o adiamento das provas, que deveriam ter ocorrido em maio.
Confira a seguir a listagem das próximas datas relevantes.
- 7 de agosto - Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
- 18 de agosto – Aplicação das provas;
- 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
- 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 26 de agosto – divulgação da relação candidato/vaga no site do CPNU
- 8 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Resumão CNU
- Editais publicados
- São 6.640 vagas
- Oportunidades para diversos cargos
- Níveis médio e superior
- Salários iniciais chegam a R$ 22,9 mil
- Provas em 18 de agosto
- Confira o edital completo do bloco 1
- Confira o edital completo do bloco 2
- Confira o edital completo do bloco 3
- Confira o edital completo do bloco 4
- Confira o edital completo do bloco 5
- Confira o edital completo do bloco 6
- Confira o edital completo do bloco 7
- Confira o edital completo do bloco 8
Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!
Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:
QUERO FICAR BEM INFORMADO