Concurso CNU: veja as novidades da edição 2025

Concurso CNU: veja as novidades da edição 2025

O Concurso Nacional Unificado já atraiu atenção de muitos interessados em ingressar em carreiras do serviço público. Não a toa, a edição do ano passado bateu todos os recordes e se tornou o concurso com o maior número de inscritos da história.

Com promessa de democratizar o acesso ao serviço público, o  apelidado "Enem dos concursos" terá uma nova edição em 2025. Com algumas mudanças em relação à primeira edição.

A mudança mais importante, é o quantitativo de vagas, assim como os órgãos que disporão suas vagas através deste processo seletivo unificado. A edição de 2025 não terá tantas vagas quanto a primeira. Ainda assim é uma excelente oportunidade para ingressar no serviço público, sobretudo nos órgãos que compõe o Poder Executivo.

Apesar do número de vagas ainda não ter sido confirmado, espera-se ao menos metade do quantitativo anterior, isto é, cerca de 3,5 mil oportunidades. O que ainda é um número excelente.

Dos novos cargos que serão oferecidos, se destacam Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD) e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (ATDS). Ambas foram criadas recentemente via medida provisória.

Com a aprovação da LOA 2025, a expectativa é de que os preparativos para o novo CNU 2025 comecem a avançar. Previsões apontam que a seleção da banca organizadora iniciará em abril, com as provas devendo ser realizadas entre os meses de setembro e outubro.

A seguir você confere outras mudanças para a nova edição do CNU 2025.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

Concurso CNU 2025: o que muda para a nova edição do "Enem dos concursos"

Diversas alterações devem ser esperadas pelos interessados no novo Concurso Nacional Unificado.

Primeiramente, a própria banca organizadora poderá mudar. A primeira edição foi organizada pela Cesgranrio. No entanto, em 2025, um novo chamamento público foi realizado para que instituições façam propostas para organizar o CNU 2025. Em breve, uma vez que os trâmites de escolha já estão iniciados, poderemos descobrir qual será a escolhida.

Um ponto de grande polêmica em relação à edição anterior será mudado em 2025. Trata-se do sistema de identificação dos candidatos nas provas. Na última edição, tinham que assinalar nas provas sua identificação. Disso decorreu que muitos candidatos tiveram risco de serem eliminados por erros no preenchimento. Agora, na nova edição, as provas terão códigos de barra para facilitar esse processo.

Outra medida que facilitará a organização do concurso, é que em 2025, haverá apenas 1 edital reunindo todas as informações para todos os cargos. A edição anterior foi organizada através de blocos temáticos e teve 8 editais diferentes.

A aplicação das provas na nova edição poderá ocorrer em dois dias diferentes. Segundo informações do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) a logística para realizar o certame em apenas um dia foi um grande desafio, por isso o ministério estuda a possibilidade deste novo formato de aplicação, que acompanha a experiência do próprio Enem.

Uma última mudança que merece destaque é a possível adoção de um sistema de bonificações para aumentar a quantidade de mulheres aprovadas. Segundo evidências de dados do governo, o número de servidoras ainda é bastante desbalanceado em relação a presença de homens no serviço público. A medida busca democratizar o acesso das mulheres.

Por enquanto essas são as mudanças que mais chamam a atenção. Ainda assim, com o avançar dos preparativos, mais novidades podem aparecer e trazer mudanças em relação ao CNU 2024. Por isso, fique atento às próximas notícias.

Resumão CNU 2025

  • Órgão: vários;
  • Situação: banca em definição;
  • Banca: a definir;
  • Nível: médio e superior;
  • Cargos: vários;
  • Vagas: 3,5 mil (previsão);
  • Iniciais: de R$9,9 mil a R$22 mil;
  • Provas: setembro a outubro (previsão).

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog