Concurso CNU: nova edição é aposta de ministra

Concurso CNU: nova edição é aposta de ministra

Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 14 de janeiro, a ministra Esther Dweck e sua equipe do Ministério de Gestão e Inovação (MGI) comentaram a respeito das previsões sobre a 2ª edição do concurso CNU.

Conforme as declarações da ministra, que segue a linha de suas declarações e posições do governo federal, o saldo da realização da 1ª edição do CNU já é bastante positivo e encaminha perspectivas favoráveis para um segundo CNU.

O plano para a próxima edição é aproveitar a experiência acumulada pela pasta nesta primeira seleção unificada para servidores federais e melhor ainda mais este modelo de processo seletivo que a ministra considera uma inovação.

O próximo CNU já tem movimentações em andamento, mas um avanço mais significativo, conforme informado na coletiva, só ocorrerá com a finalização dos resultados da primeira edição depois de fevereiro.

Além disso, a ministra informou que grande parte da avaliação para um segundo CNU dependerá das negociações do MGI junto ao congresso federal que, após o retorno do recesso, irá aprovar as medidas orçamentárias que envolvem a contratação de servidores e autorização de provimentos para 2025.

Ainda assim, na visão da ministra Esther Dweck a tendência é de que a 2ª edição do CNU acontecerá e que os detalhes, como datas e planejamento, acontecerão a partir da finalização e balanço do certame de 2024.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

Concurso CNU: órgãos federais sinalizam vontade de aderir à futura edição

Desde a finalização das provas da edição de 2024 do CNU, diversas são as especulações e interesses manifestados a respeito de uma nova seleção unificada.

E não só o governo federal tem se mostrado favorável a perspectiva de continuar este modelo de processo seletivo para o nível federal do funcionalismo público. Diversos órgãos tem sinalizado o desejo em aderir a um novo Concurso Nacional Unificado.

Inclusive, o próprio Ministério da Gestão e Inovação tem entrado em contato com órgãos que já possuem autorização para realizar novos processos seletivos para verificar seu interesse num novo concurso unificado.

Dentre os que já se manifestaram de maneira favorável, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Fundação Biblioteca Nacional, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) oficializaram o interesse em aderir a próxima edição do CNU.

Concurso CNU: ministério antecipa cronograma de resultados

O objetivo principal da coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14/1), entretanto, foi a antecipação do cronograma de publicação de resultados do Concurso Nacional Unificado.

O MGI, junto à Cesgranrio que é banca organizadora do certame, irão publicar amanhã (15/1), edital oficializando as datas divulgadas durante a coletiva.

Os resultados seguirão dois cronogramas diferentes, num primeiro momento, entre cargos que possuem etapa de Curso de Formação e cargos que não possuem.

Os primeiros resultados de notas ocorrerão no dia 4 de fevereiro, enquanto os resultados finais serão definidos no dia 28 de fevereiro.

A seguir você pode conferir a antecipação completa das datas disponibilizadas durante a coletiva de imprensa.

Resumão CNU 2024

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog