Resposta de ministra a questionamento feito por jornalista durante coletiva de imprensa realizada após as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) movimentou as redes sociais nesta segunda-feira, 19 de agosto.
A polêmica girou em torno do fato de candidatos que não tiverem assinalado no gabarito de prova qual caderno de questões haviam recebido seriam eliminados.
Conforme o edital está previsto que o candidato que deixasse de transcrever para o cartão-resposta ou página de dissertativa, o número do gabarito e a frase constante no caderno de questões seria eliminado.
Porém na entrevista a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck havia levantado a possibilidade que em alguns casos tal prescrição do edital pudesse ser revista.
O ministério, no entanto, soltou Nota de Esclarecimento dizendo que não voltará atrás e que o edital será seguido neste ponto, sendo os candidatos que não assinalaram eliminados do concurso. Confira.
Em relação às pessoas que não preencheram toda a identificação do cartão de respostas, o Ministério da Gestão informa que, após consulta à banca aplicadora e consulta jurídica, definiu que, em respeito ao edital, ocorrerá a eliminação dos candidatos.
Você entre os melhores
A vida do concurseiro é uma caixinha de surpresas: edital que sai de última hora; prova que jurou que ia passar e não passa; nomeação que era emprego para a vida toda, mas está de olho na próxima vaga.
Seja qual for seu caso, o IMP Concursos tem o preparatório ideal para a etapa que você se encontrar na jornada do serviço público. #VemProIMP!
QUERO SER APROVADO EM CONCURSO
Como foi a aplicação de provas do CNU no dia 18 de agosto?
A etapa avaliativa do CNU ocorreu em dois turnos, matutino e vespertino. Na maioria das capitais, as secretarias de mobilidade garantiram esquemas próprios de transporte para facilitar o deslocamento das candidatos às provas.
Turno matutino
A aplicação começou às 9 horas, com os portões fechando às 8h30. O tempo de duração do exame foi de 2 horas e 30 minutos.
Pela manhã, candidatos fizeram a prova discursiva e a primeira prova objetiva, com 20 questões. O bloco 8, de nível médio, terá uma redação, enquanto os demais blocos devem resolver uma questão dissertativa acerca de conhecimentos específicos.
Turno vespertino
Ao retornarem à tarde, candidatos fizeram a segunda prova objetiva. O bloco 8 fará mais 40 questões, enquanto os demais blocos farão 50 questões de conhecimentos específicos.
O início da aplicação foi às 14h30, com fechamento dos portões às 14 horas. Neste período, o tempo de duração desta fase foi de 3 horas e 30 minutos.
Qual o novo cronograma para o CNU?
Confira a seguir a listagem das próximas datas relevantes.
- 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
- 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
- 26 de agosto – divulgação da relação candidato/vaga no site do CPNU
- 8 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
- Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.
Resumão CNU
- Editais publicados
- São 6.640 vagas
- Oportunidades para diversos cargos
- Níveis médio e superior
- Salários iniciais chegam a R$ 22,9 mil
- Provas em 18 de agosto
- Confira o edital completo do bloco 1
- Confira o edital completo do bloco 2
- Confira o edital completo do bloco 3
- Confira o edital completo do bloco 4
- Confira o edital completo do bloco 5
- Confira o edital completo do bloco 6
- Confira o edital completo do bloco 7
- Confira o edital completo do bloco 8