Um novo edital de retificação foi publicado para o Concurso Nacional Unificado (CNU). O documento realizou alguns ajustes no processo de avaliação de títulos dos candidatos e em alguns outros tópicos.
A retificação foi publicada nesta terça-feira (1/10) no Diário Oficial da União e trouxe alterações para esta etapa do concurso nos editais de todos os blocos.
A fase de avaliação de títulos está bastante próxima, mas a medida veio há tempo. A convocação está agendada no dia 8 de outubro, enquanto a documentação deve ser enviada do dia 9 ao dia 10 de outubro.
Concurso CNU: quais alterações a retificação trouxe aos editais?
Quanto a prova de títulos, o documento publicado no D.O.U especificou os documentos necessários para comprovação de titulação de Doutorado, Mestrado, Especialização, Residência Multiprofissional e Graduação, bem como o que é necessário apresentar para comprovação de produções acadêmicas, técnicas e culturais.
Especificamente em relação aos Quadros de Atribuição de Pontos para a Avaliação de Títulos, apenas o cargo de Analista de Infraestrutura (AIE) - Especialidade: Geociências necessitou de correções no edital. O cargo é vinculado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MPI).
No edital nº 8 foi realizado ajuste de termo, pois constava o termo "discursiva" enquanto o bloco é avaliado por meio de "redação".
Houve também adequações nos critérios de desempate, uma vez que a prova objetiva do bloco não é dividida entre conhecimentos gerais e específicos. Confira:
10.3 – Em caso de empate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que:
a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição, prevalecendo a de idade mais elevada, conforme art. 27, § único, da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso).
b) obtiver o maior número de pontos na Redação;
c) obtiver o maior número de pontos na prova objetiva;
d) obtiver a maior pontuação na prova de Títulos, nos órgãos/cargos/especialidades especificados;
e) tiver exercido efetivamente a função de Jurado no período entre a data de publicação da Lei nº 11.689, de 9 de junho de 2008, e a data de término das inscrições, e conforme prevê o art. 440 do Código de Processo Penal;
f) tiver prestado serviço eleitoral voluntário;
g) tiver maior idade.
Você entre os melhores
A vida do concurseiro é uma caixinha de surpresas: edital que sai de última hora; prova que jurou que ia passar e não passa; nomeação que era emprego para a vida toda, mas está de olho na próxima vaga.
Seja qual for seu caso, o IMP Concursos tem o preparatório ideal para a etapa que você se encontrar na jornada do serviço público. #VemProIMP!
Quando saem os resultados do concurso CNU?
Com a relação de concorrência, bem como os critérios para ser aprovado no CNU, muitos candidatos já conseguem ter noção de como foram nas avaliações.
Mas a pergunta que fica é: quando está previsto para serem divulgados os resultados do primeiro Concurso Nacional Unificado?
Segundo o cronograma do CNU, o resultado final do processo seletivo está programado para ser liberado no dia 21 de novembro.
Enquanto a divulgação das notas finais das provas objetivas e a nota preliminar da etapa discursiva ocorrerá no dia 8 de outubro.
Segundo o Ministério da Gestão e Inovação, com a liberação dos resultados, a estimativa é de que as primeiras convocações para posse e o curso de formação comecem a ser feitas em janeiro do próximo ano.
Resumão CNU
- Editais publicados
- São 6.640 vagas
- Oportunidades para diversos cargos
- Níveis médio e superior
- Salários iniciais chegam a R$ 22,9 mil
- Provas em 18 de agosto
- Confira o edital completo do bloco 1
- Confira o edital completo do bloco 2
- Confira o edital completo do bloco 3
- Confira o edital completo do bloco 4
- Confira o edital completo do bloco 5
- Confira o edital completo do bloco 6
- Confira o edital completo do bloco 7
- Confira o edital completo do bloco 8