Concurso CNU: 4 mil convocações devem sair em maio

Concurso CNU: 4 mil convocações devem sair em maio

Os candidatos aprovados na edição de 2024 do Concurso Nacional Unificado devem começar a ser convocados para serem nomeados e tomar posse de seus cargos a partir de maio. 

Com a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, há verba designada para a convocação de 4.335 candidatos do CNU. Vale lembrar que as convocações serão apenas de cargos que não exigem cursos de formação dos blocos temáticos 1 a 8.

A convocação dos demais candidatos aguardará a conclusão da etapa dos cursos de formação definidas no cronograma do edital.

Os provimentos ocorrerão em duas etapas. Primeiramente o Ministério da Gestão e Inovação publicará uma portaria autorizando o provimento destes cargos para 16 órgãos participantes do CNU. Depois, os órgãos deverão publicar seus próprios atos de nomeação. A previsão do MGI é de que os trâmites tenham início no começo de maio.

Os seguintes órgãos deverão ser contemplados neste provimento de vagas do CNU:

  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI);
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC);
  • Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA);
  • Instituto Nacional de Meteorologia (INMET);
  • Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA);
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI);
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
  • Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI);
  • Ministério da Saúde (MS);
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP);
  • Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC);
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • Advocacia-Geral da União (AGU);
  • Ministério dos Povos Indígenas (MPI);
  • Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO);
  • Ministério da Cultura (MinC).

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

Concurso CNU 2025: início da contratação da banca em abril e provas entre setembro e outubro

A nova edição do Concurso Nacional Unificado começa a ter avanços significativos, após a aprovação do Orçamento para 2025 no Congresso Nacional. Com isso, o governo federal espera poder realizar a escolha da banca organizadora do CNU 2025 ainda este mês.

Segundo a ministra Esther Dweck, em entrevista recente, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) prepara a publicação de um Termo de Referência, documento que reúne informações para que instituições decidam apresentar propostas para serem banca organizadora do certame.

Este documento que será apresentado às instituições interessadas consolida informações vitais para a organização de um edital, como quantidade de vagas, quais cargos serão oferecidos, além da estrutura de provas desejada para o processo seletivo.

Com base no Termo de Referência, as bancas conseguirão estimar os gastos para realização do concurso público diante das expectativas do governo e apresentar propostas financeiras para organiza-lo.

Além desta informação de cronograma para o CNU 2025, a data para aplicação das provas também foi prevista pela ministra, Esther Dweck. O MGI prevê que as etapas avaliativas do novo CNU deverão ocorrer entre os meses de setembro e outubro, e não mais em agosto, conforme tinha previsto anteriormente.

A ministra atribui a mudança de datas à delonga para aprovação do Orçamento deste ano, que contempla a verba para a realização do certame.

Resumão CNU 2024

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog