A nova edição do Concurso Nacional Unificado que ocorrerá em 2025 começa a avançar em passos largos. Em meio a novidades sobre escolha de banca, data de publicação do edital e das provas, novos órgãos demonstram interesse em aderir ao processo seletivo.
As novas possibilidades são de órgãos que pleiteiam autorização de vagas junto ao Ministério da Gestão e Inovação, ainda pra 2025, e que se beneficiariam de integrá-las ao CNU.
Trata-se de duas agências reguladoras, sendo elas, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Outro órgão que estuda a possibilidade de oferta de vagas via CNU é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. Caso este último seja confirmado, o CNU 2025 terá uma oferta bastante interessante para candidatos que buscam oportunidades na área da cultura.
Além da possibilidade do Iphan, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Fundação Cultural Palmares, a Fundação Biblioteca Nacional e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) participarão do próximo CNU.
Outros órgãos ainda podem aderir ao novo edital, sendo uma das possibilidades mais interessantes o INSS, que pode aderir e receber a autorização para até 1.000 vagas para carreiras de nível técnico e superior.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
Concurso CNU 2025: quais são as previsões de cronograma até o momento?
Após recente reunião com a presidência, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, declarou em entrevista que o Termo de Referência (TR) – documento que representa um projeto do edital e serve de base para contratação de bancas organizadoras – está quase pronto e a escolha da banca deve começar muito em breve.
Além disso, a expectativa da pasta é de que o edital seja publicado ainda no primeiro semestre, entre o final de maio e o mês de junho, com abertura de inscrições logo em sequência.
Outra previsão já anunciada é que o MGI planeja um cronograma com as provas do certame ocorrendo entre os meses de setembro e outubro.
Ainda de acordo com Esther Dweck, em entrevista ao CNN Talks nesta quarta-feira (24/4), o Concurso Nacional Unificado de 2025 tem previsão entre 3 mil e 3,5 mil vagas, com maioria dos cargos para o nível superior, ainda que haja oportunidades previstas para nível médio.
Resumão CNU 2025
- Órgão: vários;
- Situação: banca em definição;
- Banca: a definir;
- Nível: médio e superior;
- Cargos: vários;
- Vagas: 3,5 mil (previsão);
- Iniciais: de R$9,9 mil a R$22 mil;
- Provas: setembro a outubro (previsão).