Concurso CNU 2025: novo edital; quando será anunciado?

Concurso CNU 2025: novo edital; quando será anunciado?

Novas movimentações para a próxima edição do Concurso Nacional Unificado em 2025 tem esquentado os ânimos daqueles que tem visto no modelo sua oportunidade de ingressar no serviço público.

Quando a hipótese de um CNU 2025 foi confirmada pela ministra Esther Dweck, a condição para o anúncio do novo edital era os estudos do governo, tanto sobre este novo modelo de seleção para órgão federais, quanto a questão orçamentária de quantas vagas poderiam ser providas.

Começa agora a circular na imprensa a possibilidade de que o novo edital seja definido em dezembro de 2024. Tal previsão se mostra viável, dado que a esta altura do ano o governo já tem encaminhado ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA). Além disso, já possui conversas encaminhadas ou feitas com órgãos federais que tem possibilidade de aderir ao CNU 2025.

CNU 2025: vagas são estimadas e mais autorizações previstas

Neste momento, portanto, o governo federal realiza conversa com os órgãos federais, que, no geral, têm se mostrado bastante inclinados a aderir ao CNU. A estimativa divulgada à imprensa é de que as respostas dos órgãos deva sair ao longo de novembro.

Junto às autorizações de vagas que ainda restam serem feitas pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) ainda para este ano, parece razoável que em dezembro o governo consiga dar uma resposta quanto à definição do próximo edital do CNU.

O MGI já confirmou recentemente que tem expectativa de autorizar mais 1.704 vagas na esfera federal até o final deste ano.

Diversos órgãos já realizaram pedidos de autorização de vaga e esperam a resposta do ministério. As áreas administrativas da PF e da PRF são um exemplo. Além disso, áreas como Ministério da Cultura, Relações Exteriores, Saúde, Fazenda e o próprio MGI podem estar nesta previsão.

Além disso, no interim deste período, haverá tempo o bastante para que seja avaliado o formato do CNU em outros detalhes, visando a aprimorar ainda mais o modelo.

Você entre os melhores

Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.

Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.

Concursos federais: quais órgãos tem edital previsto e não devem aderir ao CNU 2025?

Alguns órgãos federais, como o caso da Susep, já possuem autorização para o provimento de vagas e encontram-se em estágios avançados da organização dos processos seletivos e, por isso, não devem aderir ao CNU. Confira a seguir alguns casos.

Os órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, sendo eles o Ibama, ICMBio e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, já estão no processo de contratação de banca organizadora, com estimativa de divulgação em novembro.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) já possui banca contratada, o Cebraspe, o que torna pouco provável que faça adesão ao CNU 2025.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu recente autorização para o provimento de vagas para 3 institutos, sendo que 2 deles já publicaram seus editais. Desta maneira, apenas o Museu Emílio Goeldi poderá aderir ao CNU, pois não publicou edital ainda.

Outros órgãos federais como a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM), também já tem processo de organização de concurso em estágio avançado e não devem aderir.

Resumão CNU 2024

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento