Concurso CNU 2025: planejamento avança com apoio da Força Nacional

Concurso CNU 2025: planejamento avança com apoio da Força Nacional

Novas medidas por parte do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) demonstram o comprometimento para a realização da próxima edição do Concurso Nacional Unificado (CNU).

Para o CNU 2025, o MGI já buscou acertar-se com os órgãos da Força Nacional para requisitar o apoio necessário em termos de segurança e logística para garantir a realização da nova edição sem percalços.

A imprensa acessou um ofício encaminhado pela secretária executiva, Cristina Mori, que vem sendo responsável pelos processos iniciais de planejamento do CNU 2025, em que demonstrava o interesse do MGI em continuar a parceria com as forças de segurança pública realizada em 2024. O documento esteve encaminhado ao secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarubbo.

Ainda assim, nenhuma informação preliminar foi cedida pelo MGI, ao contrário, a secretária Cristina Mori confirmou que o CNU 2025 encontra-se em fase inicial de preparação.

CNU 2025: vagas são estimadas e mais autorizações previstas

Neste momento o governo federal realiza conversas iniciais com os órgãos federais, que, no geral, têm se mostrado bastante inclinados a aderir ao CNU. A estimativa divulgada à imprensa é de que as respostas dos órgãos devem sair ao longo de novembro.

Junto às autorizações de vagas que ainda restam serem feitas pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) ainda para este ano, parece razoável que em dezembro o governo consiga dar uma resposta quanto à definição do próximo edital do CNU.

O MGI já confirmou recentemente que tem expectativa de autorizar mais 1.704 vagas na esfera federal até o final deste ano.

Diversos órgãos já realizaram pedidos de autorização de vaga e esperam a resposta do ministério. As áreas administrativas da PF e da PRF são um exemplo. Além disso, áreas como Ministério da Cultura, Relações Exteriores, Saúde, Fazenda e o próprio MGI podem estar nesta previsão.

Além disso, no interim deste período, haverá tempo o bastante para que seja avaliado o formato do CNU em outros detalhes, visando a aprimorar ainda mais o modelo.

A Black November do IMP Concursos começou

É hora de garantir o maior desconto do ano com até 70% OFF direto com o consultor. Se você está pronto para transformar seu futuro, essa é a oportunidade que você esperava.

Aproveite os preços especiais para dar aquele gás nos estudos e alcançar a aprovação dos seus sonhos!

Clique no banner a seguir e fale agora com um dos nossos consultores.

Concursos federais: quais órgãos tem edital previsto e não devem aderir ao CNU 2025?

Alguns órgãos federais, como o caso da Susep, já possuem autorização para o provimento de vagas e encontram-se em estágios avançados da organização dos processos seletivos e, por isso, não devem aderir ao CNU. Confira a seguir alguns casos.

Os órgãos ligados ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, sendo eles o Ibama, ICMBio e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, já estão no processo de contratação de banca organizadora, com estimativa de divulgação em novembro.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) já possui banca contratada, o Cebraspe, o que torna pouco provável que faça adesão ao CNU 2025.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) recebeu recente autorização para o provimento de vagas para 3 institutos, sendo que 2 deles já publicaram seus editais. Desta maneira, apenas o Museu Emílio Goeldi poderá aderir ao CNU, pois não publicou edital ainda.

Outros órgãos federais como a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM), também já tem processo de organização de concurso em estágio avançado e não devem aderir.

Resumão CNU 2024

Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos em um só lugar!

Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

QUERO FICAR BEM INFORMADO

Voltar para o blog

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o nosso atendimento