A nova edição do Concurso Nacional Unificado começa a ter avanços significativos, após a aprovação do Orçamento para 2025 no Congresso Nacional. Com isso, o governo federal espera poder realizar a escolha da banca organizadora do CNU 2025 ainda este mês.
Segundo a ministra Esther Dweck, em entrevista recente, o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) prepara a publicação de um Termo de Referência, documento que reúne informações para que instituições decidam apresentar propostas para serem banca organizadora do certame.
Este documento que será apresentado às instituições interessadas consolida informações vitais para a organização de um edital, como quantidade de vagas, quais cargos serão oferecidos, além da estrutura de provas desejada para o processo seletivo.
Com base no Termo de Referência, as bancas conseguirão estimar os gastos para realização do concurso público diante das expectativas do governo e apresentar propostas financeiras para organiza-lo.
Além desta informação de cronograma para o CNU 2025, a data para aplicação das provas também foi prevista pela ministra, Esther Dweck. O MGI prevê que as etapas avaliativas do novo CNU deverão ocorrer entre os meses de setembro e outubro, e não mais em agosto, conforme tinha previsto anteriormente.
A ministra atribui a mudança de datas à delonga para aprovação do Orçamento deste ano, que contempla a verba para a realização do certame.
Você entre os melhores
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
Concurso CNU: entenda o modelo que pode se tornar padrão de ingresso de servidores federais
O Concurso Nacional Unificado (CNU) é a aposta da atual gestão do governo federal para reformular a contratação de servidores para órgãos e autarquias a nível federal.
A proposta foi formulada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para unificar os processos seletivos sob um modelo inovador inspirado na experiência muito elogiada da implementação do ENEM para unificação de vestibulares federais.
Não a toa o CNU recebeu o apelido de "Enem dos Concursos" atraindo mais de 2 milhões de inscrições e mobilizando quase 1 milhão para sua etapa de provas.
Na edição de 2024, o Concurso Unificado ofereceu 6.640 vagas para 21 órgãos e autarquias federais, para cargos de nível médio e superior.
O objetivo de ampliar a abrangência de locais de prova pretendido pelo governo federal foi atingido, permitindo que candidatos evitassem viagens longas para fazer o exame, que ocorreu em mais de 200 cidades.
Segundo o MGI e o governo federal, o modelo foi pensado no intuito de democratizar o acesso ao serviço público.
Resumão CNU 2025
- Banca será definida em breve;
- Provas ocorrem em setembro ou outubro;
- Oportunidades para diversos cargos;
- Salários iniciais chegam a R$22 mil;
- Confira o edital completo do bloco 1 do CNU 2024
- Confira o edital completo do bloco 2
- Confira o edital completo do bloco 3
- Confira o edital completo do bloco 4
- Confira o edital completo do bloco 5
- Confira o edital completo do bloco 6
- Confira o edital completo do bloco 7
- Confira o edital completo do bloco 8