Em comunicado feito em portal de imprensa do BNDES, instituição assegurou a realização de seletiva que estava prevista para este ano.
A expectativa é de que o certame aconteça no segundo semestre de 2024. Conforme especulações anteriores, o número de vagas é de fato 150 de preenchimento imediato além de formação de cadastro de reserva.
As vagas são para o cargo de Analista e envolve série de especializações, todas para nível superior de formação.
Os aprovados em 2024 ingressarão no BNDES sob o novo Plano de Cargos e Salários, com rendimentos iniciais de R$ 20.900,00.
Você entre os melhores
Quer conquistar um destes cargos atrativos no BNDES? Clique no link a seguir e fale com um de nossos consultores e saiba como se garantir entre os melhores.
QUERO SER APROVADO NO CONCURSO BNDES
Quais as especializações do Analista BNDES?
Conforme o comunicado do banco, áreas de conhecimento disponíveis para o cargo no certame de 2024 são as seguintes:
- Administração;
- Análise de Sistemas - Desenvolvimento;
- Análise de Sistemas - Suporte;
- Análise de Sistemas - Cibersegurança;
- Arquitetura-Urbanismo;
- Arquivologia Digital;
- Ciências Contábeis;
- Ciência de Dados;
- Comunicação Social;
- Direito;
- Economia;
- Engenharia; e
- Psicologia Organizacional.
O banco reforçou que esta será a primeira seletiva em que a área de Ciências de Dados estará contemplada. A justificativa da criação desta nova ênfase, segundo o BNDES, é o "avanço da transformação digital e da Inteligência Artificial".
A diretora de Pessoas, Tecnologia da Informação e Operações do BNDES, Helena Tenório, reforçou que, por ser uma área de atuação nova, neste certame serão aceitas candidaturas para pessoas de qualquer área de formação.
Por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em Ciência de Dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário.
Ênfase na diversidade
Principal intenção desta convocação é a diversidade. O último concurso realizado pelo BNDES antecedia a Lei nº 12.990/2014, que dispõe acerca da reserva de vagas para cotas raciais. O presidente do Banco, Aloizio Mercadante, apontou que "a diversidade e a pluralidade enriquecem as instituições". A instituição conta hoje com percentual de 14,6% de negros em seu quadro de servidores. Para este concurso a perspectiva é de se reservar 30% das vagas para o segmento, 10% a mais do que o afixado pela referida lei de 2014.
Resumão
- Órgão: BNDES
- Situação: banca contratada
- Banca: Fundação Cesgranrio
- Vagas: 150 + CR
- Cargos: Analista (diversas especialidades)
- Escolaridade: nível superior
- Iniciais: R$ 20.900,00
- Acesse aqui o último edital do concurso!