O prazo final para solicitações de novos editais ao Ministério da Gestão e Inovação está se aproximando.
Em vista desta data, a Procuradoria-Geral do Bacen encaminhou ao ministério solicitação para o provimento de 545 vagas para três diferentes cargos.
Os detalhes do pedido realizado são os seguintes:
- Analista do Banco Central - 410 vagas;
- Técnico - 110 vagas;
- Procurador - 25 vagas.
Vacância do Banco Central é considerável
Com uma seleção em andamento, a justificativa do Bacen para realizar mesmo assim um novo pedido de provimento é a necessidade de recomposição do quadro de pessoal.
O banco está há mais de dez anos sem realizar concurso para diversos cargos e a vacância percebida pela autarquia é impactante, chegando a 3.219 postos vagos.
Ainda possa parecer que não, a rotatividade no funcionalismo público se faz notável num período tão longo sem novos provimentos.
O próximo período exemplifica isso, afinal para os próximos cinco anos, 692 aposentadorias estão previstas conforme características do quadro efetivo do banco.
A expectativa do Bacen é conseguir preencher estas vagas solicitadas em 2025, no mais tardar em 2026.
Como se preparar para o Bacen?
Se você quer vencer no universo dos concursos, o que você precisa é se planejar com antecedência. Aqui no IMP Concursos temos diversas turmas e cursos que vão impulsionar seu conhecimento em múltiplos temas, desde o básico até o avançado.
Clique no link a seguir e saiba como adquirir o melhor curso para seus objetivos.
QUERO SER APROVADO EM CONCURSO
Provas para analista reagendadas
As novas datas para aplicação das provas do Banco Central do Brasil foram publicadas nesta quarta-feira, 29 de maio, no Diário Oficial da União.
O certame sofreu alterações de cronograma após adiamento em razão da calamidade pública vivida no Rio Grande do Sul este mês.
As provas objetivas e discursivas ocorrerão agora no dia 4 de agosto.
Concurso Bacen 2024
Esta edição do certame para o Banco Central do Brasil disponibilizará 100 vagas imediatas para duas especialidades de analista bancário. A remuneração para o cargo é de R$ 20.924,80 com jornada de trabalho de 40h semanais.
Além disso, mais 200 vagas estarão abertas para formação do cadastro de reserva. Desta maneira, 300 aprovados poderão ser convocados durante o prazo de validade desta edição – que será de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo.
A classificação para a etapa discursiva ocorrerá para os 780 que obtiverem a melhor pontuação nas provas objetivas. Isto é, 340 candidatos para cada área (Economia e finanças, e Tecnologia da informação) terão suas provas discursivas corrigidas.
Enquanto a avaliação de títulos ocorrerá para os 300 mais bem classificados nas etapas anteriores, número também dividido entre ambas as áreas, sendo 150 para cada.
Resumão
- Órgão: Banco Central do Brasil;
- Situação: Inscrições encerradas;
- Banca: Cebraspe;
- Níveis: Superior;
- Cargos: Analista;
- Vagas: 100;
- Iniciais: R$20.924,80;
- Provas: 4 de agosto de 2024.