Novo edital para chamamento das provas da seleção pública para o Banco Central do Brasil (Bacen) é publicado no Diário Oficial da União!
O documento informou os horários referentes à aplicação da etapa avaliativa do exame. Além disso, enfatiza que, a partir do dia 26 de julho, candidatos poderão acessar o cartão de confirmação de inscrições e saber qual será seu local de prova.
Para fazer a consulta, deve-se acessar a página do concurso no site do Cebraspe, banca organizadora.
O certame, até o momento, apresentou parcial de participantes estimada em 38 mil inscritos para concorrer às 100 vagas disponíveis de analista do banco.
Os horários de aplicação ficam da seguinte maneira:
- Prova objetiva
Abertura dos portões | 7 horas |
Fechamento dos portões | 8 horas |
Início das provas | 8 horas e 30 minutos |
Tempo de aplicação da prova | 3 horas e 30 minutos |
- Prova discursiva
Abertura dos portões | 14 horas |
Fechamento dos portões | 15 horas |
Início das provas | 15 horas e 30 minutos |
Tempo de aplicação da prova | 4 horas |
Vale lembrar que a prova do Bacen passou por adiamento por conta da situação de calamidade pública vivida no Rio Grande do Sul, tendo sido anteriormente programada para ocorrer no dia 19 de maio.
Você entre os melhores
A vida do concurseiro é uma caixinha de surpresas: edital que sai de última hora; prova que jurou que ia passar e não passa; nomeação que era emprego para a vida toda, mas está de olho na próxima vaga.
Seja qual for seu caso, o IMP Concursos tem o preparatório ideal para a etapa que você se encontrar na jornada do serviço público. #VemProIMP!
QUERO SER APROVADO EM CONCURSO
Confira mais orientações para o dia de provas do Bacen
Como é de praxe, o Cebraspe recomendou que os candidatos se programem com antecedência para chegar ao local de provas sem imprevistos.
Deve-se comparecer no dia da aplicação munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e de documento original de identidade. Cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas.
Além disso, candidatos podem ser eliminados, durante a aplicação das provas, se surpreendidos portando:
- Aparelhos eletrônicos, tais como wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e(ou) similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 player e(ou) similar, relógio de qualquer espécie, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e(ou) qualquer transmissor, gravador e(ou) receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens etc;
- Óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;
- Quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc;
- Qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc).
Como serão as provas para o concurso do Banco Central do Brasil?
As provas objetivas consistem em 120 questões de múltipla escolha, 50 de conhecimentos básicos e 70 de específicos.
Verifique o conteúdo programático
As provas objetivas do concurso estão divididas entre conhecimentos básicos e específicos, que variam conforme a opção de cargo do candidato:
Conhecimentos básicos
- Língua portuguesa - 25;
- Noções de Lógica e Estatística - 10;
- Direito Administrativo - 5;
- Fundamentos de Microeconomia e Macroeconomia - 10.
Conhecimentos específicos – Analista de tecnologia da informação
- Ciências de dados - 14;
- Segurança da Informação - 7;
- Engenharia de Software - 24;
- Infraestrutura em TI - 17;
- Banco de Dados - 4;
- Gestão em TI.
Conhecimentos específicos – Analista de economia e finanças
- Macroeconomia - 18;
- Microeconomia - 10;
- Finanças - 18;
- Estatística e Econometria - 12;
- Contabilidade de instituições financeiras padrão Cosif (plano contábil das instituições do sistema financeiro nacional) - 12.
A etapa de provas discursivas está subdividida na elaboração de um texto dissertativo acerca de atualidades e a resolução de questão a respeito dos conhecimentos específicos do cargo.
Concurso Bacen
Esta edição do certame para o Banco Central do Brasil disponibilizará 100 vagas imediatas para duas especialidades de analista bancário. A remuneração para o cargo é de R$ 20.924,80 com jornada de trabalho de 40h semanais.
Além disso, mais 200 vagas estarão abertas para formação do cadastro de reserva. Desta maneira, 300 aprovados poderão ser convocados durante o prazo de validade desta edição – que será de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo prazo.
A classificação para a etapa discursiva ocorrerá para os 780 que obtiverem a melhor pontuação nas provas objetivas. Isto é, 340 candidatos para cada área (Economia e finanças, e Tecnologia da informação) terão suas provas discursivas corrigidas.
Enquanto a avaliação de títulos ocorrerá para os 300 mais bem classificados nas etapas anteriores, número também dividido entre ambas as áreas, sendo 150 para cada.
Resumão
- Órgão: Banco Central do Brasil;
- Situação: Inscrições encerradas;
- Banca: Cebraspe;
- Níveis: Superior;
- Cargos: Analista;
- Vagas: 100;
- Iniciais: R$20.924,80;
- Provas: 4 de agosto de 2024.