Concurso Bacen: provas adiadas; nova data em aguarde!

Concurso Bacen: provas adiadas; nova data em aguarde!

Banco Central do Brasil (Bacen) é a chance que você estava esperando para tornar-se servidor público da área bancária. A nova edição do certame será realizada em 2024 e o IMP Concursos tem o curso perfeito para você garantir sua vaga, nossa proposta online irá te permitir estudar quando e onde quiser.

Na modalidade online para o Bacen oferecemos curso completo inteiramente referenciado no edital da Cebraspe, cobrindo todos os tópicos para garantir a você o conhecimento e a experiência de prova que irão te levar a tão sonhada vaga de servidor público. Você terá 365 dias de acesso ao conteúdo do curso.

Conheça nossa seleção de professores (a equipe docente pode mudar a qualquer momento por necessidade do IMP):

Ronaldo Paiva (Legislação); José Trindade (Legislação); Emannuelle Gouveia (Legislação); Denise França (Interpretação de texto); Raquel Cesário (Gramática); Urani (Atualidades); Walter Sousa (Estatística); Letícia Bastos (Redação discursiva).

Nesse artigo você irá conferir:

1. Situação atual

2. Provas 2024

3. Vagas

4. Remuneração e benefícios

5. Requisitos

6. Atribuições

7. Como devo me preparar?

8. Conteúdo programático

9. Últimos concursos

Situação atual

As provas do Bacen estão no momento adiadas devido a situação de calamidade vivida no Rio Grande do Sul. Nova data será divulgada em momento oportuno no site oficial do concurso, na página do Cebraspe.

Certame com edital publicado e fase de inscrições definida entre os dias 22 de janeiro e 20 de fevereiro até às 18h. A banca organizadora é o Cebraspe e a inscrição deve ser feita no site do centro.

Prazo de pagamento da taxa de inscrições, no valor R$150,00, é 13 de março de 2024.

Edital sofreu 3 retificações até o momento. Acesse o edital atualizado e confira!

Provas 2024

O Cebraspe utilizará para a edição deste ano seletiva com as seguintes etapas de avaliação: provas objetivas, provas discursivas, sindicância de vida pregressa, avaliação de títulos e programa de capacitação.

Provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 19 de maio de 2024.

Serão duas provas objetivas, uma de conhecimentos básicos e outra de específicos. Ambas terão questões no modelo de certo ou errado, no qual diversos itens serão agrupados e responderão especificidades de um problema ou comando.

Para a etapa dissertativa, também haverá duas provas. Sendo a primeira (p3), a elaboração de uma dissertação de até 40 linhas acerca de atualidades. Enquanto a segunda (p4) será uma situação-problema a ser resolvida em dissertação de até 80 linhas.

Confira a seguir a tabela de descrição das etapas fornecida pelo edital do Cebraspe:

 

Vagas

A seleção será de 100 vagas para o cargo de Analista do Banco Central do Brasil. As vagas estão divididas igualmente entre Tecnologia da Informação (TI); e Economia e Finanças.

Certame contará com 20% das vagas providas para pessoas negras (20 vagas) conforme a Lei nº 12.990, de junho de 2014. Além de 5% das vagas (6 no total) para pessoas com deficiência (PcD) conforme Lei nº 8.112/1990.

Remuneração e Benefícios

Para a carreira de Analista, o Banco Central dispõe subsídio de R$ 20.924,90, conforme a Lei nº 11.890, de 2008.

    Requisitos

    Para o cargo de Analista do Banco Central do Brasil, tanto para a área de Tecnologia da Informação quanto para a de Economia e Finanças o requisito é: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

    Atribuições

    De acordo com a Lei nº 9.650, de 1998, as atribuições de Analista do Banco Central do Brasil são:

    • formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos relativos a: a) gestão das reservas internacionais; b) políticas monetária, cambial e creditícia; c) emissão de moeda e papel-moeda; d) gestão de instituições financeiras sob regimes especiais;  e) desenvolvimento organizacional; e f) gestão da informação e do conhecimento;
    • gestão do sistema de metas para a inflação, do sistema de pagamentos brasileiro e dos serviços do meio circulante;
    • monitoramento do passivo externo e a proposição das intervenções necessárias;
    • supervisão do Sistema Financeiro, compreendendo: a) organização e a disciplina do sistema; b) fiscalização direta das instituições financeiras e das demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; c) monitoramento indireto de instituições financeiras, de conglomerados bancários, de cooperativas de crédito, de sociedades de crédito ao micro-empreendedor, de administradoras de consórcio, de agências de fomento, de demais entidades financeiras independentes e de conglomerados financeiros que não possuam entre suas empresas bancos de qualquer espécie; d) prevenção de ilícitos cambiais e financeiros; e) monitoramento e análise da regularidade do funcionamento das instituições sujeitas à regulação e à fiscalização do Banco Central do Brasil; f) proposta de instauração de processo administrativo punitivo aplicado às instituições sujeitas à regulação e à fiscalização do Banco Central do Brasil; e g) análise de projetos, de planos de negócio e de autorizações relacionadas ao funcionamento de instituições sujeitas à fiscalização do Banco Central do Brasil;
    • elaboração de estudos e pesquisas relacionados a: a) políticas econômicas; b) acompanhamento do balanço de pagamentos; c) desempenho das instituições financeiras autorizadas a funcionar no País; e d) regulamentação de matérias de interesse do Banco Central do Brasil;
    • formulação e proposição de políticas, diretrizes e cursos de ação relativamente à gestão estratégica dos processos organizacionais;
    • fiscalização das operações do meio circulante realizadas por instituições custodiantes de numerário;
    • elaboração de relatórios, pareceres e de propostas de atos normativos relativos às atribuições previstas neste artigo;
    • realização das atividades de auditoria interna;
    • elaboração de informações econômico-financeiras;
    • desenvolvimento de atividades na área de tecnologia e segurança da informação voltadas ao desenvolvimento, à prospecção, à avaliação e à internalização de novas tecnologias e metodologias;
    • desenvolvimento de atividades pertinentes às áreas de programação e execução orçamentária e financeira, de contabilidade e auditoria, de licitação e contratos, de gestão de recursos materiais, de patrimônio e documentação e de gestão de pessoas, estrutura e organização;
    • representação do Banco Central do Brasil junto a órgãos governamentais e a instituições internacionais, ressalvadas as competências privativas dos Procuradores do Banco Central do Brasil; e
    • atuação em outras atividades vinculadas às competências do Banco Central do Brasil, ressalvadas aquelas privativas dos Procuradores do Banco Central do Brasil.

    A jornada de trabalho para o cargo de analista é de 40h semanais.

    Como devo me preparar para o Concurso Bacen?

    Trabalhar a saúde mental e o foco, organização, rotina, conteúdo programático, simulados. São diversas as etapas para construir o caminho da aprovação em concursos públicos.

    No IMP Concursos contamos com os professores mais qualificados do mercado, além de um time pedagógico excepcional, desde coordenadores a produtores de conteúdos. É por isso que oferecemos os cursos ideais para você se superar, sair na frente da concorrência e conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.

    Converse com um de nossos consultores e venha agora mesmo fazer parte desta seleção de aprovados.

    QUERO SER APROVADO NO BACEN

    Conteúdo Programático

    Confira os tópicos de estudo exigidos pelo o edital do Cebraspe para o concurso do Bacen, o conteúdo programático a ser cobrado:

    Conhecimentos básicos:

    Língua portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 

    Noções de lógica e estatística: 1 Raciocínio lógico. 1.1 Estruturas lógicas. 1.2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 1.3 Lógica sentencial (ou proposicional). 10.3.1 Proposições simples e compostas. 1.3.2 Tabelas-verdade. 1.3.3 Equivalências. 1.3.4 Leis de Morgan; problemas. 2 Noções de estatística. 2.1 População e amostra. 2.2 Histogramas e curvas de frequência. 2.3 Medidas de posição: média, moda, mediana e separatrizes. 2.4 Medidas de dispersão absoluta e relativa. 2.5 Probabilidade condicional, independência. 2.6 Variável aleatória e funções de distribuição.

    Direito Administrativo: 1 Administração pública: princípios básicos. 1.1 Administração direta e indireta. 2 Poderes administrativos. 2.1 Espécies de poder: hierárquico, disciplinar, regulamentar, de polícia e normativo. 2.2 Uso e abuso do poder. 3 Organização administrativa brasileira. 3.1 Serviços públicos: conceito e princípios. 3.2 Autarquias, agências reguladoras, agências executivas, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista. 4 Ato administrativo. 4.1 Conceito, requisitos e atributos. 4.2 Comunicação dos atos administrativos. 4.3 Anulação, revogação e convalidação. 4.4 Discricionariedade e vinculação. 5 Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. 5.1 Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União) e alterações. 5.1.1 Disposições preliminares. 5.1.2 Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. 5.1.3 Direitos e vantagens. 5.1.4 Regime disciplinar. 5.1.5 Seguridade social do servidor: aposentadoria e pensão civil. 5.1.6 Processo administrativo disciplinar. 6 Improbidade administrativa. 7 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994). 8 Código de Conduta da Alta Administração Federal. 9 Lei de conflito de interesses (Lei nº 12.813/2013). 10 Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). 11 Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

    Fundamentos de Macroeconomia e Microeconomia: I Macroeconomia: 1 Contas nacionais. 2 Agregados monetários. 3 Multiplicador monetário, criação e destruição de moeda. 4 Contas do sistema monetário. 5 Balanço de pagamentos. II Microeconomia: 1 Estrutura de mercado. 1.1 Formas de organização da atividade econômica, o papel dos preços, custo de oportunidade e fronteiras das possibilidades de produção. 2 Oferta e demanda. 2.1 Curvas de indiferença. 2.2 Restrição orçamentária. 2.3 Equilíbrio do consumidor. 2.4 Efeitos preço, renda e substituição. 2.5 Curva de demanda.  2.6 Elasticidade da demanda.

    Atualidades (somente prova discursiva): 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.

    Conhecimentos específicos:

    Cargo: Analista – Área: Economia e Finanças

    Macroeconomia: 1 Principais modelos macroeconômicos: modelo clássico, modelo novo-keynesiano, modelos de oferta e demanda agregadas; modelos de crescimento; modelos de escolha intertemporal (consumo, investimento, gastos do governo e conta corrente). 2 Política monetária: regras versus discricionariedade; modelos de credibilidade; convencionais e não convencionais; objetivos e instrumentos; regime de metas para a inflação. 3 Política macroprudencial e estabilidade financeira. 4 Política fiscal. Déficit e dívida pública. 5 Modelo de paridade coberta e descoberta de taxa de juros. Modelos de exportação e importação. Regimes cambiais e taxa de câmbio de equilíbrio; termos de troca. Paridade de poder de compra. 6 Curva de Phillips, expectativas racionais e inflação. 7 Teoria dos ciclos econômicos reais. 8 Mercado de trabalho – determinação dos salários no modelo novo-keynesiano e clássico e taxa natural de desemprego.

    Microeconomia: 1 Teoria do consumidor. Teoria da firma. 2 Análise de concentração e competição. Organização industrial. 3 Teoria dos jogos e leilões. 4 Falhas de mercado: informação assimétrica, seleção adversa e risco moral (moral hazard). Externalidades e bens públicos. 5 Equilíbrio geral, lei de Walras e equilíbrio de Pareto. 6 Bem-estar social. 7 Economia comportamental.

    Finanças: 1 Características de operações e instrumentos do mercado financeiro e de capitais. 1.1 Títulos emitidos pelo Tesouro Nacional. 1.2 Títulos de dívida privada. 1.3 Securitização. 1.4 Operações compromissadas. 1.5 Depósito a prazo e depósito interfinanceiro ou interbancário. 1.6 Ações. 1.7 Fundos de investimento. 1.8 Contratos futuros, a termo, swaps e de opções. 1.9 Derivativos de crédito. 2 Eficiência de Mercado. 2.1 Tipos de eficiência. 2.2 Propriedades dos mercados e dos agentes financeiros. 2.3 Estratégias de investimento. 3 Teoria de Carteiras. 3.1 Risco e retorno. 3.2 Seleção de investimentos por média-variância. 3.3 Diversificação do risco. 3.4 Fronteira eficiente. 3.5 Funções de utilidade e aversão ao risco. 3.6 Ativo livre de risco. 3.7 Custos de transações. 4 Apreçamento de ativos. 4.1 Modelo CAPM e suas extensões. 4.2 Teoria de Apreçamento por Arbitragem (APT). 5 Estrutura a termo de taxas de juros. 5.1 Principais teorias. 5.2 Taxas à vista e a termo. 5.3 Movimentos nas curvas de juros. 6 Renda fixa. 6.1 Apreçamento de instrumentos de renda fixa. 6.2 Gestão de carteiras de renda fixa. 6.3 Duration e convexidade. 7 Riscos dos fatores sociais, ambientais e de governança (ESG). 8 Risco. 8.1 Medidas de volatilidade. 8.2 VaR. 8.3 Premissas do modelo VaR. 8.4 Testes de estresse e de cenários.

    Estatística e Econometria: 1 Distribuições de probabilidade, esperança matemática, momentos, esperança condicionais. 2 Lei dos grandes números. 3 Inferência: Estimação de parâmetros por ponto e por intervalo de confiança; Testes de hipóteses; Amostragem. 4 Regressão simples e múltipla. 5 Econometria de séries temporais: Vetor auto regressivo; estacionaridade. 6 Econometria de dados em painel: Efeito fixo; Efeito aleatório. Técnicas de identificação. 7 Processos estocásticos.

    Contabilidade de instituições financeiras padrão COSIF (Plano contábil das instituições do Sistema Financeiro Nacional): 1 Princípios gerais. 2 Instrumentos Financeiros. 2.1 Operações Interfinanceiras de Liquidez, Operações com Títulos e Valores Mobiliários e Derivativos. 2.2 Operações de Crédito. 2.3 Investimentos Mantidos para Venda. 3 Arrendamento mercantil. 4 Ativos Não Financeiros Mantidos para Venda. 5 Ativo Imobilizado. 6 Ativo Intangível. 7 Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes. 8 Patrimônio Líquido e Remuneração do Capital Próprio. 9 Demonstrações Financeiras de Divulgação. 10 Conglomerado Prudencial. 11 Combinado Cooperativo. 11.1 Balancete Cooperativo. 11.2 Auditoria Cooperativa. 12 Grupos de Consórcio. 13 Empresas em Liquidação Extrajudicial. 14 Auditoria Independente.

    Cargo: Analista – Área: Tecnologia da Informação

    Ciência de dados: 1 Aprendizado de Máquina. 2 Deep learning. 3 Processamento de linguagem natural. 4 Big data. 5 Qualidade de Dados. 6 Tipos de Aprendizado: Supervisionado, Não Supervisionado, Semi Supervisionado, Por Reforço, Por Transferência. 7 Grandes Modelos de Linguagem (LLM), IA Generativa. 8 Redes Neurais. 9 MLOps: Gestão de código, treinamento, implantação, monitoramento e versionamento de modelos, automação do ciclo de produção. 10 Governança e Ética na IA: Transparência, Responsabilidade, Explicabilidade, Privacidade, Segurança, Viés.

    Segurança da informação: 1 Gestão de Identidades e Acesso: Autenticação e Autorização, Single Sign-On (SSO), Security Assertion Markup Language (SAML), OAuth2 e OpenId Connect. 2 Privacidade e segurança por padrão. 3 Principais tipos de ataques e vulnerabilidades. 4 Controles e testes de segurança para aplicações Web e Web Services. 5 Múltiplos Fatores de Autenticação (MFA). 6 Soluções para Segurança da Informação: Firewall, Intrusion Detection System (IDS), Intrusion Prevention System (IPS), Security Information and Event Management (SIEM), Proxy, Identity Access Management (IAM), Privileged Access Management (PAM), Antivírus, Antispam. 7 Frameworks de segurança da informação e segurança cibernética, como, por exemplo, MITRE ATT&CK, CIS Controls e NIST CyberSecurity Framework (NIST CSF). 8 Tratamento de Incidentes Cibernéticos. 9 Assinatura e certificação digital, criptografia e proteção de dados em trânsito e em repouso. 10 Segurança em nuvens e de contêineres.

    Engenharia de software: 1 Arquitetura de sistemas web: protocolo HTTP, HTTP/2, gRPC, WebSockets, TLS, servidores proxy, cache, DNS, balanceamento de carga, tolerância a falhas e escalabilidade em sistemas web. 2 Princípios e práticas de DevOps e DevSecOps, integração e entrega contínuas (CI/CD). 3 Técnicas de desenvolvimento seguro. 4 Testes de software: Testes unitários, Testes de Integração, TDD, BDD. 5 Arquiteturas em camadas, baseada em serviços, microsserviços (orquestração de serviços e API gateway), orientação a eventos, cliente-servidor, serverless. 6 Práticas de UX e UI design. 7 Programação assíncrona. 8 RESTful e GraphQL. 9 Web services. 10 Padrões: GoF e GRASP. 11 Git. 12 Python e Java. 13 Transações distribuídas. 14 Distributed Ledger Technology (DLT).

    Infraestrutura em TI: 1 Conceitos de infraestrutura como código e automação de infraestrutura de TI. 2 Docker, Kubernetes: boas práticas para infraestrutura e orquestração de containers. 3 Serviços de Rede Microsoft Windows Server: DNS, DHCP, Radius, Autenticação, Certificados, Active Directory (AD). 4 Monitoração, observabilidade e análise de sistemas em produção por meio do uso de ferramentas de monitoramento e logging, como o Nagios, Prometheus, Grafana, Elasticsearch, Kibana, Application Performance Monitoring (APM), entre outras. 5 Protocolos da camada de aplicação, como Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), Hypertext Transfer Protocol (HTTP), Hypertext Transfer Protocol (HTTPS), SSL/TLS, Lightweight Directory Access Protocol (LDAP), Network File System (NFS), Server Message Block (SMB). 6 Tolerância a falhas e continuidade de operação. 7 Implantação e administração de serviços de nuvem (IaaS, PaaS e SaaS). 8 Administração e gerenciamento de ambientes de virtualização. 9 Administração e operação de sistemas operacionais Microsoft Windows Server e Linux. 10 Conceitos de LAN, WAN e SDN. 11 Conceitos e ferramentas de orquestração e automação de infraestrutura: Puppet, Ansible.

    Banco de dados: 1 SGBDs SQL e NOSQL. 2 Modelagens de dados: relacional, multidimensional, nosql. 3 SQL (Procedural Language / Structured Query Language). 4 Arquitetura de Inteligência de Negócio: DataWarehouse, DataMart, DataLake, DataMesh.

    Gestão em TI: 1 Kanban. 2 Scrum. 3 Governança de Dados. 4 ITIL v4. 

    Últimos concursos

    Em 2013, ocorreu a versão anterior do certame do Banco Central. O edital à época também foi organizado pelo Cebraspe. Apesar de separado por 11 anos do edital de 2024, vale a pena conferir por ter sido feito pela mesma banca desta edição.

    Foram 500 vagas de nível médio e superior para cargos de Analista e Técnico em especialidades diversas.

    Houve 88.589 inscritos, uma relação de mais de 110 concorrentes por vaga.

    As provas antigas podem ser acessadas pelo site do Cespe.

    Resumão

    • Órgão: Banco Central do Brasil;
    • Situação: Inscrições encerradas;
    • Banca: Cebraspe;
    • Níveis: Superior;
    • Cargos: Analista;
    • Vagas: 100; 
    • Iniciais: R$20.924,80;
    • Provas: 19 de maio de 2024.

    Tudo o que você precisa saber do mundo dos concursos públicos  em um só lugar!

    Entre agora para o canal de notícias do IMP Concursos no whatsapp e fique por dentro de todas as novidades em tempo real! Clique no botão abaixo:

     QUERO FICAR BEM INFORMADO

    Voltar para o blog

    Ficou com alguma dúvida?

    Entre em contato com o nosso atendimento