Por que trabalhar no STJ? - IMP Concursos

Notícias

11 de abril de 2016

Por que trabalhar no STJ?

Professores falam das experiências e vantagens de ingressar no órgão.

Trabalhar no Poder Judiciário brasileiro é um dos maiores sonhos dos candidatos ao serviço público e muitos creem que estar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) é uma ótima oportunidade de realizá-lo. O professor e juiz do TJDFT, Aragonê Fernandes, por exemplo, foi servidor do órgão por 12 anos e acredita que o tribunal é um formador da jurisprudência do país. “Lá no STJ, o candidato tem uma visão ampla de todo o país, da justiça estadual e federal”, destaca.

Thaysa Vaz cursou a Turma Platinum no IMP e conseguiu sua aprovação no STJ no final do ano passado. Para ela, que tinha o sonho de ingressar no Poder Legislativo, o momento é de alegria. “Estou no STJ há três meses e por enquanto estou curtindo muito. Então, ainda não sei quais serão os planos para o futuro. Mas eu gosto muito de trabalhar lá”, afirma.

Para o professor Aragonê, de maneira geral, trabalhar no judiciário traz benefícios como o horário flexível, maior qualidade de vida e suporte para os servidores. Além do desenvolvimento na formação que o órgão proporciona. “Para quem estudou direito, por exemplo, o STJ proporciona um salto de qualidade na sua formação para, a partir daí, buscar cargos maiores. Um exemplo foi a última posse de juízes no TJDFT, que contou com três novos magistrados oriundos do tribunal”, lembra.

Para o cargo de analista judiciário, área judiciária, a previsão é de que o edital saia em setembro, já que o último concurso será válido até junho de 2016. Segundo o professor do IMP Concursos e também servidor do STJ, Vandré Amorim, o órgão oferece ótima remuneração, diferentes auxílios e possibilidade de crescimento, mas é preciso estar preparado para ingressar na instituição. “A melhor forma de preparação para o candidato, neste momento, é estudar com base no edital anterior de 2012”, ressalta.

Entretanto, é preciso lembrar que a vivência no serviço público não é apenas uma estrada de direitos e benefícios, mas também cheia de obrigações. O bom funcionamento da máquina pública só ocorre quando há cooperação dos servidores no cumprimento de seus deveres. A professora de direito administrativo do IMP, Lisiane Brito, lembra que há legislações próprias que regem os servidores públicos, destacando que assiduidade, probidade, ética, moralidade, decoro e boa conduta são alguns dos pilares inerentes aos cargos públicos. “Espera-se de um servidor uma atuação que respeite a legalidade e a moralidade, mas também é preciso ter consciência de que os agentes públicos respondem subjetivamente por danos causados diretamente à Administração Pública ou a terceiros”, conclui.

Conheça mais sobre nossas turmas clicando aqui.


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.