Do G1: Com ‘aulões solidários’, cursinho para concursos arrecada alimentos no DF - IMP Concursos

Notícias

31 de julho de 2015

Do G1: Com ‘aulões solidários’, cursinho para concursos arrecada alimentos no DF

imp_doacoes

Um cursinho preparatório para concursos no Distrito Federal oferece “aulões solidários” neste fim de semana para arrecadar alimentos e distribuir para instituições de caridade na capital. A matrícula em cada curso rápido, com tquase quatro horas de duração, é paga com 2 kg de alimento não perecível. Até a manhã desta sexta (31), cerca de 800 kg já tinham sido recolhidos pelo IMP.

O professor de informática Deodato Neto, responsável por um dos aulões, afirma que a iniciativa também ajuda alunos de baixa renda, que não conseguem pagar as mensalidades normais de um cursinho. Segundo ele, cada intensivo de fim de semana chega a custar R$ 500 em cursinhos renomados.

“Nos aulões, a gente consegue contemplar os nossos alunos e a comunidade externa, que não tem como pagar um curso regular. Se a pessoa faz esses cursos sempre, consegue estudar quase todas as disciplinas de um concurso. A gente percebe em sala de aula a felicidade desses alunos que não têm condição”, diz Deodato.

Entre as instituições beneficiadas pelos alimentos estão creches, casas de recuperação de dependentes químicos, orfanatos, abrigos para moradores de rua e entidades de assistência mantidas por igrejas do DF. Segundo o IMP, a lista varia de acordo com as sugestões dos próprios alunos e professores e com a necessidade de cada instituição.

Doações
A coordenadora-geral do IMP, Ranil Aguiar, diz que os aulões são realizados desde a fundação da empresa, há quase cinco anos. Os professores não recebem pelas horas-aula dos eventos, mas participam para atrair novos alunos e colaborar com a iniciativa.

“Nosso intuito é ajudar pessoas, tanto com as doações quanto com a preparação dos alunos. Volta e meia, a gente conversa com os alunos nessas ocasiões e eles dizem que só conseguem comparecer quando o pagamento é simbólico”, diz.

Além dos alimentos não perecíveis, os aulões solidários já reuniram doações de brinquedos, fraldas descartáveis e geriátricas, material escolar e limpeza e leite em pó.

“A gente identifica as urgências nas próprias instituições que são ajudadas. Não sei precisar o quanto arrecadamos nesse tempo, mas cada fim de semana costuma reunir 150, 200 pessoas, então é bastante coisa”, afirma Ranil.

Benefícios
Aluna do cursinho há três anos, a assistente administrativa Glenda Martins vai participar pela terceira vez dos aulões solidários, na turma sobre competências para o concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela diz que a ação de caridade é um incentivo extra para a participação nas aulas.

“É ótimo para o aluno, porque as aulas têm um valor irrisório pra gente, né? E melhor ainda para quem vai receber alimento, porque eles arrecadam muito. A gente sabe que vai para quem precisa, então acaba doando pacotes maiores, de 5 kg”, diz Glenda.

Aulões
Os aulões são oferecidos mensalmente nas unidades do IMP na Asa Sul e em Águas Claras. Neste fim de semana, uma maratona dos cursos inaugura o IMP Sudoeste, na quadra 4 do Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

As matérias a serem abordadas nos aulões incluem gramática, raciocínio lógico, direito penal, direito constitucional, direito processual, administração financeira e orçamentária, entre outras. A pré-matrícula é feita no site da instituição.

Fonte: G1


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.