Antes que o edital saia - IMP Concursos

Notícias

18 de maio de 2015

Antes que o edital saia

Com a concorrência em concursos públicos cada vez mais acirrada candidatos precisam se diferenciar por meio de uma preparação antecipada e consistente. Especialistas apontam que esperar a publicação do edital é um grande erro. As seleções para cada área apresentam conteúdos específicos que podem (e devem) ser estudados com antecedência, sobretudo no que se refere às disciplinas básicas.

O professor de Raciocínio Lógico, Antônio Geraldo, recomenda que o concursando procure orientar seus estudos pelas provas e editais de seleções anteriores. “Assim o candidato terá uma noção do que costuma ser tratado nas provas e direcionar os estudos. Afinal toda oportunidade de treinamento e conhecimento a mais representa um passo a frente”.

Outra dica do professor, para quem quer se aprimorar, é estabelecer horários e uma organização de estudos, para ter tempo para todas as disciplinas. “A prioridade deve ser dada às matérias que a pessoa tem mais dificuldade, e também àquelas que terão maior peso na prova. Mas todo o conteúdo deve ser estudado. O importante é que se mantenha um ritmo para que quando o edital for publicado, seja feita apenas uma revisão”.

Segundo Antonio Geraldo, quem estuda apenas por matérias corre o risco de deixar um intervalo muito grande até a prova e esquecer alguns pontos. Por isso, é fundamental essa constância de estudos na rotina. “Percebemos que os candidatos querem se antecipar aos demais e, por isso, aconselhamos uma preparação em longo prazo, onde o candidato tenha tempo de estudar de maneira aprofundada temas comuns à maioria dos concursos”.

O ano de 2015 apresentará boas oportunidades nas carreiras públicas. “Este ano passamos por alguns cortes do Governo Federal, o que adiou um pouco algumas seleções esperadas. Mas já devem sair em breve, seleções para carreiras interessantes como o INSS, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, o TJDFT, os Correios, a Câmara dos Deputados, entre outros. Para aqueles que já vinham estudando certamente será bem mais fácil compreender o que edital pede”.

Quem tentará ingressar nos Ministérios, como o do Planejamento, é bom seguir pelas disciplinas básicas como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional e Administrativo, que são sempre cobrados.


2024 - IMP Concursos - Todos os direitos reservados.